Futuro incerto da Ceasa Joinville preocupa vereadores e produtores rurais |
Porto de São Francisco adere à Associação Mundial de Infraestrutura
-
Fotos: Divulgação / PSFS -
Ingresso na Pianc fortalece inserção internacional do porto catarinense e abre portas para colaborações e networking global
O Porto de São Francisco do Sul, importante terminal portuário do Norte catarinense, deu um passo significativo em sua inserção na comunidade portuária internacional ao ingressar na Associação Mundial de Infraestrutura de Transporte Marítimo (Pianc). A assinatura da adesão ocorreu durante a Intermodal, a maior feira de logística das Américas, realizada recentemente.
A Pianc, uma organização global sem fins políticos e lucrativos, atua em 66 países fornecendo orientação e consultoria técnica sustentável para portos. A adesão do Porto de São Francisco do Sul foi oficializada pelo presidente Cleverton Vieira e pelo presidente da Associação Brasileira das Entidades Portuárias e Hidroviárias (Abeph), Luiz Garcia da Silva, nesta quarta-feira, 6.
"É um momento muito relevante para nós porque mostra a inserção cada vez maior de São Francisco do Sul na comunidade portuária internacional", comentou o presidente Vieira. Ele destacou que a Pianc oferece aos seus membros a oportunidade de participar de fóruns técnicos-científicos internacionais e de realizar networking com líderes e tomadores de decisão no Brasil e no mundo. Desde 2007, o Brasil é membro qualificado da Pianc, representado pela Agência Nacional de Transportes Aquaviários (Antaq).
Durante a Intermodal, o Porto de São Francisco do Sul também concedeu uma entrevista coletiva à imprensa nacional. O presidente Cleverton Vieira e o diretor Lindomar Dutra responderam perguntas sobre o constante crescimento do porto, destacando um aumento de 33% em 2023 e de 20% nos primeiros dois meses de 2024. Eles também enfatizaram a modernização tecnológica implementada em 2023, incluindo a fiscalização dos caminhões com reconhecimento biométrico dos motoristas, através da palma da mão, tornando São Francisco do Sul o primeiro porto público brasileiro a adotar essa tecnologia.
Além disso, a diretoria do Porto de São Francisco foi recebida pelo embaixador do Uruguai, Guillermo Valles, no Consulado do país vizinho em São Paulo. O prefeito de São Francisco do Sul, Godofredo Gomes Moreira Filho, também participou do encontro. Durante a reunião, o embaixador comunicou pessoalmente ao presidente Cleverton Vieira que o veleiro-escola uruguaio "Capitão Miranda" está programado para visitar o Porto de São Francisco em setembro, estreitando os laços entre os dois países.
Deixe seu comentário